Energia solar aumenta em 60% na Alemanha

Setor ignora cortes de subsídios

A geração de energia solar cresceu 60% na Alemanha em 2011, apesar de cortes em subsídios ao setor. A produção chegou aos 18 bilhões de kilowatts/hora. Os dados são da Associação da Indústria Solar da Alemanha (BSW-Solar). A entidade afirma que a produção é equivalente a todo o consumo de eletricidade do estado alemão da Turingia, e poderia teoricamente fornecer energia limpa para 5.1 milhão de lares durante todo o ano.

“A energia solar se tornou um ingrediente indispensável para o sucesso da transformação energética,”disse Carsten Körnig, CEO da BSW-Solar, acrescentando que o crescimento da demanda foi motivado por aumentos nos preços de petróleo e gás e pela queda dos custos da tecnologia solar.

A rápida expansão das novas instalações solares continuou, apesar de medidas governamentais de corte dos incentivos. Um corte adicional de 15% passou a valer a partir de primeiro de janeiro, em resposta à queda continuada da redução dos preços dos equipamentos.

Os preços de painéis solares na Alemanha cairam cerca de 50% desde 2007, e de acordo com Körnig,  o setor continua com seu compromisso de baixar os custos até que os incentivos não sejam mais necessários

A BSW-Solar disse que o setor solar no país prosperou também como resultou de um ambiente de políticas estáveis. Outro corte de 9% nos subsídios será feito em meados deste ano. Körnig pediu que o governo não deixe de cumprir seu cronograma e permita que as empresas se beneficiem de “condições políticas confiáveis,”

“Isto é indispensável para a expansão continuada de fontes de energia renovável e para manter o clima atrativo de investimentos na Alemanha”, disse ele, de acordo com o Business Green. “É o único modo de a Alemanha continuar a ter sucesso em mercados agora altamente competitivos.”

Anúncios
Esse post foi publicado em sustentabilidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s